O nosso impulso


A sala do pré-escolar na Caixa de Pandora pretende acolher crianças dos 3 aos 6 anos.

Numa procura contínua, viva e permanente, assente na reflexão sobre de que forma melhor poderemos acompanhar o processo evolutivo da criança, foi na Pedagogia Waldorf que encontrámos apoio, referências e orientação neste sentido. Perante a necessidade que sentimos de que a base de toda a educação se deve focar na Educação para os Valores, na Expressão pela Arte e na Educação Ambiental, estes são assim os princípios chave que estão presentes nos objectivos pedagógicos da sala de pré-escolar. Consideramos por isso que a Pedagogia Waldorf nos traz uma grande mais-valia, pelo contacto com a natureza, pelo respeito pelos ritmos individuais e naturais das crianças, pela sua filosofia alimentar.

Estamos perante um conjunto de ideias que nos fazem abordar a estruturação da personalidade da criança, estimulando a criatividade, a autonomia e a solidariedade, repensando o eu, o outro e o nós, o pensar, o sentir e o querer.

Uma observação atenta e cuidada da criança enquanto ser individual, enquanto ser social e espiritual, é uma das principais ferramentas que nos permite oferecer um acompanhamento de qualidade na resposta humana e pedagógica que nos propomos oferecer nesta primeira etapa de vida da criança.